FRETE GRÁTIS A PARTIR DE R$ 299,00
Search
Close this search box.
Uniformes Profissionais e a Segurança no Trabalho

Uniformes Profissionais e a Segurança no Trabalho

Muito mais que uma forma de divulgar a marca ou ser uma forma de identificar os setores da sua empresa, os uniformes profissionais são essenciais para a proteção dos colaboradores.

Quando usados em conjunto com outros equipamentos de segurança, também chamados de EPI (equipamentos de proteção individual), eles protegem os colaboradores de riscos que podem ameaçar sua saúde e integridade física.

Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre como os uniformes profissionais podem ajudar na segurança física dos colaboradores e compartilhar algumas dicas para escolher os uniformes seguros para sua empresa.

A Importância dos Uniformes para a Segurança

A Importância dos Uniformes para a Segurança

Em algumas profissões, os uniformes profissionais funcionam como uma barreira de proteção contra riscos específicos do trabalho.

Eles são projetados para reduzir a exposição a substâncias químicas perigosas, minimizar o risco de queimaduras, cortes, abrasões e até mesmo proteger contra condições extremas de temperatura.

Além disso, a ergonomia e a alta visibilidade são características vitais para evitar acidentes e garantir a segurança e conforto do trabalhador.

Veja alguns Exemplos de Profissões que Necessitam de Uniformes Especializados:

1. Profissionais de Saúde: Médicos, enfermeiros e técnicos de laboratório estão constantemente expostos a riscos biológicos e contaminação cruzada.

Os uniformes profissionais, em conjunto com demais equipamentos de proteção individual protegem os trabalhadores dos riscos da profissão.

2. Trabalhadores da Construção Civil: Estes profissionais estão sujeitos a diversos riscos nos canteiros de obra como quedas, impactos, lesões, além do contato com objetos pontiagudos, materiais corrosivos, entre outros.

Feitos com materiais de alta resistência, os uniformes profissionais funcionam como uma camada de proteção, oferecendo conforto e flexibilidade para não restringir os movimentos dos trabalhadores.

3. Profissionais da Indústria Química: Estes profissionais estão constantemente expostos a substâncias químicas, vapores e outros riscos, afinal eles atuam em diversos segmentos, como fabricação de produtos para uso doméstico, produtos farmacêuticos, tintas e solventes, até a indústria petroquímica.

O uso de uniformes profissionais funciona como uma barreira de proteção para contato com produtos químicos ou inflamáveis.

4. Profissionais Ligados à Gastronomia: Estes trabalhadores estão em um ambiente onde o calor, objetos cortantes e superfícies escorregadias são riscos constantes. Os uniformes dos profissionais de cozinha são desenhados para oferecer não apenas segurança contra queimaduras e cortes, mas também para garantir as condições sanitárias indispensáveis no preparo dos alimentos.

5. Indústria Metalúrgica e Operadores de Maquinários Pesados: Estes profissionais precisam que o uniforme funcione como uma barreira contra os perigos do dia a dia como cortes, exposição a faíscas e calor intenso. Além disso, os uniformes devem ser ergonomicamente projetados para facilitar a mobilidade e evitar riscos de quedas ou se prender em alguma máquina.

Dicas para Escolher Uniformes Seguros


Tecidos de Alta Visibilidade: São fundamentais para trabalhadores que operam em áreas de baixa luminosidade ou à noite, como na construção civil ou em operações de resgate. Estes tecidos são geralmente de cores vibrantes, com faixas refletivas para garantir que o usuário seja facilmente visto.

Importância do Tecido Correto: Em profissões onde existe o contato com produtos corrosivos, inflamáveis, altas temperaturas a escolha e qualidade dos tecidos dos uniformes é fundamental para a segurança dos colaboradores, uma vez que eles precisam ser resistentes a situações externas.

Tecidos Antiestáticos e Isolantes: Cruciais para eletricistas e profissionais que trabalham em ambientes com risco de descargas elétricas, estes materiais previnem acidentes ao dissipar eletricidade estática.

Ergonomia: A ergonomia dos uniformes é essencial para a segurança dos funcionários, evitando quedas e outras situações do dia a dia potencialmente perigosas. Além de confortáveis e permitir a mobilidade, estes uniformes ainda podem contar com alguns elementos como cintos de suporte, bolsos estrategicamente posicionados e ajustes personalizáveis que ajudam a reduzir riscos operacionais.

Sobre a Sierra

A Sierra Uniformes nasceu em 1974 com objetivo de produzir uniformes personalizados para o segmento escolar e profissional. Para oferecer as melhores soluções para os diversos segmentos, utiliza o que existe de mais moderno em termos de tecidos e tecnologia, sempre obedecendo as mais rígidas normas de segurança.

Com modelos práticos, confortáveis e ergonômicos, criamos um estilo único para sua equipe estar sempre bem apresentada e pronta para mais uma jornada de trabalho!

Clique aqui para falar com a Sierra e conhecer nossas soluções.